Documento escaneado tem validade jurídica? Entenda aqui!
SEGURANÇA
Com o surgimento dos arquivos digitais, muitas empresas abandonaram a prática de realizar cópias físicas e já estão utilizando o documento escaneado. No entanto, por ser um recurso novo, muitos gestores se preocupam com a validade jurídica desses arquivos. De fato, essa é uma dúvida pertinente e que precisa ser esclarecida. Afinal, os dados são um bem valioso para as empresas contemporâneas e é importante se certificar de que os documentos escaneados produzem efeitos jurídicos. Se essa é uma de suas dúvidas, não deixe de acompanhar este post até o final. A seguir, falaremos mais sobre o tema e mostraremos o que diz a lei sobre a validade jurídica desses documentos!
A validade jurídica de um documento escaneado: o que diz a lei?
A primeira informação que você precisa saber é de que nem todo documento escaneado tem validade jurídica. Esse é um dado relevante e confirmado pela lei brasileira. Então, o que fazer para dar legitimidade a um arquivo digital? A Medida Provisória 2.200/01 foi um marco importante para a gestão de documentos eletrônicos e tratou de maneira clara esse assunto. Segundo esse dispositivo legal, o documento digitalizado só pode ser considerado legítimo e válido quando passa por uma certificação digital regulada pela ICP Brasil. Portanto, não basta escanear um documento. Para que ele tenha validade e possa produzir efeitos jurídicos, é necessário que sua autenticidade seja assegurada por uma assinatura digital.
Como escolher um certificado digital?
Conforme visto, o documento digital só passa a ter validade depois da certificação. Isso significa que a empresa e o gestor devem adquirir um certificado digital. No entanto, é preciso ter cuidado e atenção na hora de escolher essa ferramenta importante para o dia a dia da empresa. Para evitar problemas e adquirir um certificado que possa produzir assinaturas com validade jurídica, é necessário conferir se a empresa escolhida é credenciada pela ICP Brasil. Somente com esse cuidado você terá a certeza de estar reduzindo custos e otimizando a gestão de documentos de sua empresa. Portanto, é importante escolher bem a empresa que se responsabilizará pela certificação digital, dando preferência àquelas que possuem credibilidade, experiência e reconhecimento na área.
Quais os benefícios de se utilizar essa ferramenta?
A tecnologia é uma grande aliada do universo corporativo. Inúmeros avanços tecnológicos já transformam o dia a dia dentro as empresas e, sem dúvidas, o certificado digital e assinatura merecem destaque. Quando o negócio passa a adotar arquivos virtuais, inúmeros benefícios podem ser percebidos. Com a confirmação legal de que o documento digitalizado com certificação digital possui validade jurídica, a empresa consegue desfrutar de vantagens expressivas, como:
redução de gastos com papel e impressões;
redução de gastos com envio de documentos via correios;
redução de gastos com autenticação de documentos em cartórios;
maior segurança para documentos confidenciais;
maior agilidade na consulta de documentos importantes;
maior eficiência na conservação de dados e informações relevantes;
otimização dos espaços físicos na empresa.
Enfim, o que se pode concluir com a leitura do post é que o documento escaneado é uma excelente opção para as empresas mais modernas e antenadas com as novidades do mercado. Afinal, apostar em tecnologia é, sem dúvidas, uma boa escolha. No entanto, para que todos os benefícios sejam usufruídos, você deve pesquisar e adquirir um certificado confiável. Além disso, contar com o auxílio de uma empresa especializada em digitalização e guarda de documentos empresariais pode ser interessante e trazer bons resultados ao negócio. Este post foi útil para você?
Perito Leandro Manoel Franco Marquez em Cuiabá.
Perito em documento digitalizado em Cuiabá
Perito em documentos digitalizados em Cuiabá.
Perito documentoscópico em Cuiabá.
Perícia em documento digitalizado em Cuiabá.
Perícia em documentos digitalizado em Cuiabá.